Aplicações de negócio, tais como: correio-eletrônico, aplicações web, portais corporativos e sistemas de gestão empresarial, fizeram proliferar o número de servidores, estações de trabalho e, conseqüentemente, aumentaram sensivelmente os custos de administração para armazenamento e proteção da informação.
A virtualização da infra-estrutura de TI, uma das soluções de TI , através da otimização do uso dos recursos computacionais e da flexibilidade para a administração do ambiente, permite às empresas reduzir os custos de TI e ganhar agilidade para atender as necessidades de negócio.
A virtualização de infraestrutura de TI é realizada basicamente com a inserção de um software apropriado como uma "fina camada" que irá interagir diretamente com o hardware. Essa camada contém um monitor virtual ou hypervisor que alocará os recursos de hardware da máquina física. Os recursos serão distribuídos de maneira dinâmica entre os diferentes ambientes virtuais que irão operar de forma independente reduzindo assim os riscos de conflitos.
Encapsulados em máquinas virtuais independentes do hardware, ambientes completos incluindo sistemas operacionais e aplicativos, são gerenciados por um conjunto de serviços que agregam as principais vantagens:
Consolidação de servidores
- Redução do custo total de propriedade de servidor maximizando a utilização do hardware, consolidando cargas de trabalho e reduzindo também os custos de gerenciamento.
Ambientes de desenvolvimento e teste
- Maior flexibilidade e simplicidade no gerenciamento. Otimização do ciclo de vida do hardware e melhora na cobertura dos testes.
Gerenciamento de continuidade de negócios
- Eliminação do impacto de tempos de inatividade programados e não programados. Possibilidade de recuperação de desastres com recursos como a migração "on the fly" (sem parada de serviços) e clustering de host.
Centro de dados dinâmico
- Construção de uma infraestrutura mais ágil combinada com novos recursos de gerenciamento permitindo, por exemplo, a transferência de máquinas virtuais sem causar impacto sobre os usuários.
Flexibilidade
- Permite aos clientes optar livremente pelo sistema operacional e pelos aplicativos de software mais convenientes ao seu negócio. Pode ser dimensionado para oferecer suporte a ambientes de TI de qualquer porte.
- Além destes benefícios, a virtualização através do sistema de cloud computing permite escalar centenas de computadores interligados fisicamente e dispositivos de armazenamento formando assim toda uma infraestrutura virtual. Tudo isto sem a necessidade de servidores/storages dedicados ou banda de rede permanente para cada aplicação.
- A plataforma virtualizada trabalha sobre um sistema de "nuvens" internas e externas (cloud computing). As nuvens internas armazenam todas as aplicações, independentemente do sistema operacional. Já as nuvens externas proporcionam flexibilidade e escabilidade ao construir uma ponte de interação com as informações internas. A tecnologia de virtualização proporciona uma economia consistente de capital e de custos operacionais, além de maior eficiência operacional, flexibilidade e níveis mais elevados de serviços de TI.
Redução de Custos
- De hardware: aumenta a utilização e reduz os requisitos de hardware com taxas de consolidação de servidores que geralmente superam as dez máquinas virtuais por processador físico.
- De energia: reduz o custo do espaço em rack e da energia de forma proporcional à taxa de consolidação obtida.
- De mão-de-obra: simplifica e automatiza as operações de TI com grande utilização de recursos e de mão-de-obra em ambientes distintos de hardware, sistemas operacionais e aplicativos de software.